Há pais que recusam terminantemente que seus filhos discutam suas ordens, questionem seus conceitos, debatam seus pontos de vista e moralidade. Não admitem que sua autoridade seja desafiada. Estão aptos a lidar com números e máquinas, mas pouco com seres humanos.
Pais que reconhecem seus erros ensinarão seus filhos a reconhecerem os deles. Os que têm a necessidade neurótica de estar sempre certo, bloqueiam o raciocínio, a argúcia, o humanismo e a segurança dos seus filhos. Terão chances de gerar filhos autoritários ou, ao contrário, frágeis.
Muitos filhos são agressivos, rígidos, só sabem falar impondo as idéias. Têm péssima capacidade de negociação. Não têm flexibilidade para obter algo. Não sabem esperar para conseguir um objetivo. Não sabem se colocar no lugar dos outros e nem respeitar o que os outros pensam e sentem. São também pequenos deuses querendo que todos gravitem em sua órbita.
De outro lado muitos filhos são monossilábicos tímidos, inseguros. Dão respostas curtíssimas: "sim", "não", "tá", "é". Não deixam evoluir o pensamento, não deixa fluir o raciocínio, têm baixa auto-estima e autoconfiança.
ais que debatem idéias com seus filhos, os estimulam a se colocar no lugar dos outros e a personalidade antes de reagir, os preparam para serem atores sociais e não espectadores passivos.
Temos que incentivar os jovens a decifrar o Código do Debate de Idéias para que tenham opiniões próprias, não sejam submissos e monitorados por pessoas e circunstâncias. Quem não aprende a decifrá-lo será flutuante e excessivamente influenciável.
Gastam-se fortunas em todas as nações para combater o tráfico de drogas. Mas os governos desconhecem que a prevalência desses transtornos só ocorre porque o "Eu" é malformado, não tem filtro psíquico, não assume seu papel de autor da sua própria história. Percorrerá caminhos que não escolheu. Terá atitudes que não programou. Não saberá fazer suas escolhas. Será um eterno menino.
Possíveis conseqüências de quem decifra o Código do Debate de Idéias:
1. Torna-se seguro, determinado, resoluto, decidido.
2. Torna-se participativo, interativo, maleável, coerente.
3. É flexível, bom negociador, tem mais possibilidade de ter metas claras.
4. Deixa de ser instável e influenciável.
5. Tem órbita própria e opiniões definidas.
Exercícios:
1. Expressar o que sente e pensa com respeito. Não ser submisso e nem marionete de ambiente e circunstâncias.
2. Treinar trabalhar em equipe: valorizar a força do grupo, colaborar, interagir, traçar objetivos, valorizar idéias mesmo que inapropriáveis. Romper o processo de isolamento e promover a cooperação.
3. Estimular o cérebro do time, mais do que indivíduos. Provocar a inteligência dos membros e explorar seu potencial.
4. Exercitar-se sempre a expor e não impor as idéias. Tomar cuidado com o tom de voz, a pressão e a insistência. Esses fenômenos são sintomas de que impõem suas idéias.
5. Aprender a não ser monossilábico. Libertar o imaginário, deixar fluir o raciocínio.
[Fonte: O Código da Inteligência - Augusto Cury]
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