Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Piercing no lábio pode causar perda de dentes


Especialistas da Universidade de Ohio alertam para o fato de que quanto mais tempo um piercing permanecer no lábio, maior será a retração da gengiva com instabilidade dos dentes afetados. 

Um alerta semelhante havia sido feito por dentistas ingleses em 2003. Para recolher os dados, os especialistas acompanharam mais de 50 usuários de piercing de lábios. O piercing quando colocado nos lábios fica roçando a região próxima aos dentes, causando a retração da gengiva.

A retração gengival, depois de instalada, tem pouca chance de recuperação passando a funcionar como porta de entrada para as bactérias que causarão a doença periodontal. Após a contaminação pelas bactérias acontece a formação de uma bolsa de material infectado que compromete o dente.

A doença periodontal, nome técnico da inflamação crônica das gengivas, está associada a uma série de doenças, podendo causar a perda dos dentes. Além da inflamação crônica, a retração gengival traz o aumento da sensibilidade dolorosa dos dentes aos estímulos de calor e frio.

Uma opção para as pessoas que querem estar na moda e usar piercing nos lábios pode ser a utilização de falsos piercings que não tem a parte posterior que fica em contato com os dentes diminuindo assim o atrito com a gengiva.

A higiene rigorosa das gengivas e dentes após a retirada do falso piercing também diminui os riscos do processo inflamatório infeccioso.

O professor Jimmy Steele, da Escola de Odontologia da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, disse que aqueles que têm (ou estão considerando fazer) piercings na boca deveriam levar em consideração os resultados da pesquisa.

"O metal do piercing entra em fricção com a gengiva junto à parte mais fina dos dentes, fazendo a gengiva retrair", disse o professor

"Uma vez que isso acontece, a gengiva não volta a crescer, causando dificuldades para sua limpeza. Por isso as pessoas ficam mais propensas a contrair doenças da gengiva."

"O efeito é bem localizado, e por isso somente um ou dois dentes são afetados. Mas normalmente são os dentes da frente, que as pessoas não necessariamente querem perder."

O professor disse que o problema é maior para aqueles que usam piercings há muito tempo.

Ele disse que tirar o piercing durante a noite e ter certeza de que os dentes estão bem limpos pode diminuir o risco de complicações.

Um comentário:

  1. òtimo artigo,òtimo alerta!!
    como profissional da área,concordo plenamente com o que foi esclarecido.

    ResponderExcluir