Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

PAIXÃO ou AMOR?


Observe o quadro comparativo a seguir, que mostra as diferenças entre paixão e amor, para você saber, com certeza, o que tem governado o seu coração.

PAIXÃO
AMOR
Acontece de repente. Na hora, é aquela loucura alucinada e desenfreada. Mas é uma emoção momentânea, que vai embora com a mesma rapidez que chegou.
É o sentimento mais forte do mundo; é contínuo e duradouro e traz consigo a sensação de segurança e tranquilidade. Cresce aos poucos e vai tornando-se cada vez mais sólido.
Você se entrega e envolve-se, mas é só emoção. Você acaba fazendo e falando cosas que não quer. Quando passa a euforia, é que se percebe os erros cometidos.
Você não perde a cabeça e não é governado pelos sentimentos. Você dá um tempo para avaliar suas emoções usando a inteligência. Só toma alguma atitude depois de uma séria avaliação. Usa a razão, e não os sentimentos.
A paixão pode tornar-se uma obsessão e acaba fugindo ao controle. A pessoa fica “viciada” na outra e totalmente dependente dela.
No amor você tem vontade de estar perto da pessoa amada, mas sem pressão. Tudo acontece naturalmente, porque há uma confiança mútua.
A pessoa apaixonada é totalmente dominada pelo ciúme e passa a querer controlar todas as áreas da vida da outra pessoa.
Quem ama não arde em ciúmes, porque sabe que isso não é prova de amor e nem irá beneficiar a pessoa amada. Quem ama confia.
Provoca uma ansiedade que acaba prejudicando outras áreas da vida. Afeta estudos, trabalho, relacionamento com a família, e a pessoa apaixonada acaba afastando-se dos amigos.
Permite que se lide bem com as demais áreas da vida sem prejudica-las. Quem ama consegue levar uma vida normal sem deixar que o seu desempenho e os seus relacionamentos fiquem abalados.
Pessoas apaixonadas sempre falam que se amam sem realmente se amar. O exemplo típico é o casal de namorados trocando juras de amor eterno.
Pessoas que se amam nem sempre dizem “eu te amo”, mas provam isso com suas atitudes. Jesus é o maior exemplo disso.
Tudo é válido na paixão, pois o importante é satisfazer os impulsos, os desejos e as fantasias. Por isso, é comum aos apaixonados se entregarem ao “sarro” e também ao sexo.
Quem ama espera e respeita o corpo do outro sem deixar marcas e mágoas. Não confunde sexualidade com sensualidade.
Um apaixonado vive exigindo “provas de amor”, porque é inseguro e nunca realmente confia no outro.
Não exige nenhuma “prova de amor”, porque vê o verdadeiro amor nas atitudes do outro.
A paixão é totalmente ligada a visual e surge na forma de uma ardente atração física. É uma coisa de “pele”.
O visual não é o mais importante. A pessoa quer explorar o coração do outro e não seu corpo. Quer conhecer quem o outro é.
As diferenças são motivo de brigas e desentendimentos. Um enfrenta o outro, e não o problema. Acabam afastando-se por diferença de pensamentos e opiniões, pois não há uma amizade sólida, e sim uma luta constante para ver quem manda mais.
Quem ama reconhece as opiniões diferentes, pode discutir e até ficar irritado, mas busca soluções para os problemas usando o bom senso. O relacionamento se torna mais profundo à medida que aqueles que se amam superam as diferenças juntos.
Muitas vezes o apaixonado representa quem ele não é, passa uma imagem falsa. Mas quando menos espera, cai a máscara. Há o terrível medo de perder o outro.
Quem ama sempre se mostra como é de verdade. É transparente, demostrando não só as qualidades, mas também seus defeitos. Não há medo de perder, porque o amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O apaixonado é egoísta e busca seus próprios interesses. Usa o relacionamento para aliviar suas carências afetivas e sexuais. É uma forma de auto afirmar-se e de sentir-se mais seguro.
Quem ama se interessa pelo bem-estar do outro; querer ver a pessoa amada feliz e realizada. Preocupa-se com o outro igual u mais do que consigo mesmo. O amor é muito mais dar do que receber.
A paixão afeta a comunhão do apaixonado com Deus e com a Igreja. O namoro passa a vir em primeiro lugar e transformar-se numa verdadeira religião. Afeta também o relacionamento com os pais. A paixão prejudica o futuro.
Quem ama mantém um grande interesse em buscar juntos as coisas de Deus como oração, leitura bíblica e comunhão com os irmãos da Igreja. O amor verdadeiro baseia-se no compromisso e na maturidade que os levam a crescerem no futuro.
Você pode apaixonar-se por duas ou três pessoas ao mesmo tempo e logo também esquecê-las. É por isso que apaixonados se traem, pois é chuva de verão. Do mesmo jeito que chega arrasando tudo, vai embora de uma hora para outra.
Quem ama é fiel. Dedica-se exclusivamente a uma pessoa. Não é como chuva de verão; vem pra ficar. E com o passar do tempo o amor cresce e solidifica-se cada vez mais. O amor é eterno.

[Por: Pr. Lucinho]

Nenhum comentário:

Postar um comentário